Porquê a adopção de um código de valores ou de normas profissionais pelas organizações?
As organizações tal como o próprio nome indica, implicam a coexistência de pessoas e de pessoas e máquinas, de uma forma organizada. A existência de um código de valores ou normas profissionais, permite pois que essa organização, não simplesmente formal, mas sobretudo funcional, exista! Num presente em que equipas de alto rendimento fazem a diferença, é absolutamente necessária a existência de normas que definam e demarquem o respeito pela hierarquia, a cooperação entre individuos no todo, que é a equipa que visa obter resultados psoitivos para a organização, assim como o incremento de atitude e de espirito de trabalho organizacional. Neste ponto de vista, um bom código de valores ou de normas profissionais definirá uma boa organização.
Solicita-se a apreciação para a necessidade ou não de aprofundar o tema! Cumprimentos
ResponderEliminarFalar em normas sociais significa coerência perante um comportamento humano que é ou não aceite perante o coletivo. Considero que, a conduta racional de um elemento soberano numa organização é determinante para a ordem social.
ResponderEliminarVeja-se este argumento entre a economia e sociologia:
"Enquanto o homo economicus é guiado pela racionalidade instrumental, o comportamento do homo sociologicus é ditado pelas normas sociais; o primeiro é "puxado" pela perspectiva de recompensas futuras e o segundo é "empurrado" por forças quase inerciais (Gambetta, 1987)". (in John Elster)